Cultura - Segunda-feira, 15 de Agosto de 2022

Edital - III Concurso Presépios de Natal

Inscrições, datas, premiações e muito mais.

Edital - III Concurso Presépios de Natal

BAIXE A FICHA DE  INSCRIÇÃO DO EDITAL  CLICANDO AQUI.

3º CONCURSO DE PRESÉPIOS DE SIQUEIRA CAMPOS – PARANÁ

REGULAMENTO

1 - Realização

A Prefeitura de Siqueira Campos – PR realizará o III Concurso de Presépios de Natal com a participação do Departamento Municipal de Cultura.

2 - Objetivo

• Manter viva uma das mais belas tradições de Natal, envolvendo toda a cidade na participação de tão significativa comemoração, visando à promoção da manifestação artística e o espírito criativo; descentralizar os enfeites e símbolos natalinos, levando-os às espaços públicos, tornando possível a todos um lugar especial de visitação, de encontros e reflexão.

3 - Participação

O concurso consiste na seleção de presépios confeccionados por artistas da cidade de Siqueira Campos, inscritos na forma e no prazo constante no presente regulamento.

Os trabalhos deverão ser inéditos, ou seja, não podem ter participado de outros concursos ou projetos;

As obras inscritas deverão estar em condições de serem montadas e expostas até o dia 01 de novembro (local a divulgar) (podendo ser expostas posteriormente, também, em capelas e igrejas da cidade de acordo com a preferencia do artista), e é de responsabilidade do artista a montagem e desmontagem dos mesmos.

4 - Requisitos

As obras confeccionadas deverão obrigatoriamente seguir o tema proposto: o presépio, representação do estábulo de Belém e das figuras que participam do nascimento de Jesus Cristo. Na sua execução deverão estar representadas, no mínimo, as seguintes figuras tradicionalmente reconhecidas como fundamentais:

• Menino Jesus;
  • Virgem Maria;
  • São José;
  • Reis Magos;
  • Pastores;
  • Anjos;
  • Animais;
  • Estrela de Natal.

O presépio deverá ter no mínimo 1 metro de comprimento por 60 centímetros de largura e o máximo de 2 metros de comprimento por 80 centímetros de largura;

Equipamentos e materiais necessários à montagem e apresentação do presépio deverão ser fornecidos pelo inscrito, sendo de sua inteira responsabilidade a salvaguarda dos mesmos.

5 - Inscrição

Todos os interessados em participar no concurso deverão fazer a inscrição entre os dias 15 de agosto e 18 de novembro de 2022, no Departamento Municipal de Cultura - Rua Amazonas, 272, Sala 2, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.  A ficha de inscrição encontra-se, em anexo, neste Edital.

As inscrições podem ser individuais ou em grupo (associações, escolas, igrejas, artistas, dentre outros) de pessoas residentes ou não em Siqueira Campos - PR.

O ato de inscrição implica na automática e plena concordância com as normas desse regulamento;

6 - Avaliação

A classificação dos artistas dar-se-á de acordo com o número de pontuação ao presépio exposto, atribuída pela Comissão Julgadora a ser composta por membros da comunidade indicados pela Comissão Organizadora;

Critérios para a avaliação:

• Originalidade e criatividade nos materiais utilizados;
  • Apresentação estética;
  • Técnica utilizada;
  • Iluminação;

7 - Premiação

A premiação consistirá, além do certificado e troféu, em direito à bolsas de estudo para cursar graduação na instituição “UNICESUMAR”, empresa parceira deste concurso, respectivamente para:

• 1º lugar: 90%;
  • 2º lugar: 80%;
  • 3º lugar: 70%;
  • 4º lugar: 60%;
  • 5º lugar: 50%.

O ganhador da bolsa poderá transferir o direito à bolsa para qualquer pessoa do seu núcleo social.

8 - Resultado

O resultado e premiação deste concurso será realizado em local e data à ser definidos pela organização, durante os eventos de festividade natalina de Siqueira Campos - PR, em 2022, e será amplamente divulgado nas mídias sociais e site da prefeitura, e em emissoras de rádios parceiros.

9 - Disposições gerais

Aos presépios confeccionados deverão ser identificados com os nome(s) do(s) artista(s);

Compromete-se o inscrito a retirar o presépio no final da decoração natalina 10/01/2022;

A não retirada do trabalho no prazo estabelecido neste regulamento implicará em cessão do mesmo em favor da Organização, podendo esta lhe dar o destino que julgar conveniente.

Os casos omissos deste regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora.