Siqueira Campos, domingo, 02 de outubro de 2022 Telefone (43) 3571-1122

Meio Ambiente e Agricultura - Terça-feira, 28 de Junho de 2022

Cães do abrigo animal fazem testes da doença Leishmaniose - parasita que pode ser transmitida para humanos

A Leishmaniose é uma infecção parasitária causada por protozoários que atacam o sistema imunológico do animal.

Nos dias 21 a 23 de junho foi realizada no Abrigo Animal Municipal a coleta de material dos animais do canil para análise laboratorial de leishmaniose. É um trabalho a nível estadual desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA), a 19° Regional de Saúde e com a participação do Abrigo Animal do município.

A Leishmaniose canina é uma infecção parasitária causada por protozoários que atacam o sistema imunológico do animal. É uma doença (zoonose) que pode ser transmitida de animais para humanos e vice-versa, sendo o mosquito o vetor. Aliás, é uma grave zoonose que pode levar ao óbito tanto o humano quanto o cachorro infectado. Por isso, essa enfermidade é uma questão de saúde pública que exige cuidado de todos no combate e prevenção.

A transmissão da leishmaniose canina ocorre através da picada do mosquito Lutzomyia longipalpis. Ele é conhecido popularmente como mosquito-palha, birigui, cancalha e tatuqueira, dependendo da região. Ao picar um animal infectado, a fêmea do mosquito ingere a leishmania e a transmite para outros seres vivos através da picada. A incidência da leishmaniose canina é comumente associada a locais onde as condições sanitárias são precárias. Embora o parasita necessite do vetor para a sua transmissão (o mosquito), o cachorro é o principal hospedeiro urbano da doença.

Portal atualizado em: 30/09/2022 15:42:25