Agricultura - Segunda-feira, 16 de Maio de 2022

Apoio aos produtores muda a agricultura em Siqueira Campos

Atuação mais presente anima produtores.

Apoio aos produtores muda a agricultura em Siqueira Campos

Com uma nova ideia de atuação, o Departamento de Agricultura, englobado na Secretaria de Obras, está cada vez mais “dentro das propriedades” de cada produtor em Siqueira Campos.

Visita em plantação de café - Dia de Campo com Mulheres do Café

Essa participação mais ativa de acompanhamento e apoio aos pequenos agricultores, faz parte das novas diretrizes empregada pela gestão do atual Prefeito, Luiz H. Germano.

Já faz parte da rotina da equipe técnica da agricultura, realizar visitas de orientações e acompanhamentos em quase todas as propriedades de produtores rurais. Somente neste ano de 2022, foram dezenas de visitas em quase todos os bairros rurais. Os mais recentes nas últimas 3 semanas, nos bairros da Palmeirinha, São Lucas, Pinhalzinho, Arroz Doce e Alemoa.

Acompanhamento com produtor de goiabas na Alemoa

E o acompanhamento é muito bem feito do início ao fim, segundo o diretor de Agricultura, Yuri Oliveira:

Cada visita é singular, pois cada produtor tem uma necessidade diferente, a condição do solo, inclinação tudo isso pode variar.
E nós ajudamos com tudo isso, fazendo análise do solo para saber a quantidade necessária de calcário, se o produtor quer abrir mais área de plantio, o espaçamento entre uma muda e outra, qual investimento, quais herbicidas, qual manejo ideal, e também durante o desenvolvimento das mudas, acompanhamos cada etapa, se precisa de mais adubo, ou se necessitar de algum controle de praga, tudo isso nós auxiliamos.

Mas também, além das orientações, o Departamento atua diretamente com o trabalho de maquinários dentro e fora das propriedades. São serviços de manutenção de estradas, pontes, bueiros, silagens e arado, atendendo todas as centenas de agricultores presentes no município.

Manilhamento no bairro dos abreus
Nova ponte - Bairro Pinhalzinho

A agricultura ainda entregou recentemente um trator e mais de 100 mil reais em equipamentos para a Associação dos Agricultores de Siqueira Campos, através de comodato. O apoio também se faz presente na feira dos agricultores, na qual o departamento cede tendas para cada agricultor poder vender seus produtos nos sábados de manhã.

Entrega de R$100 mil em maquinários
Feira do produtor

Ainda sobra tempo para realizar projetos em parceria com o IDR e outros departamentos, como a entrega de sementes de feijão para plantio para famílias de baixa renda, entrega de cesta de alimentos para famílias carentes, e o encontro do Mulheres do Café que visa incentivar e apoiar nossas mulheres dentro da agricultura.

Reunião com a equipe do IDR
Evento Mulheres do Café

ALBUM DE FOTOS