Agricultura - Quinta-feira, 31 de Março de 2022

Programa de Inclusão Produtiva distribuiu feijão para plantio nesta quinta.

Foram cerca 70 kilos entregues para produtores inscritos no CadÚnico.

Programa de Inclusão Produtiva distribuiu feijão para plantio nesta quinta.

O Projeto Inclusão Produtiva - PROSIQ executado pelo Governo Municipal, em parceria com Departamento Social e de Agricultura de Siqueira Campos, e com o IDR (antiga EMATER), distribuiu de 5 a 20 kilos de feijão para plantio para 8 produtores rurais inscritos no CadÚnico, sendo 7 famílias e a Comunidade Terapêutica.

O projeto busca promover a inclusão produtiva aos produtores rurais do município, contribuindo para autonomia, geração de renda e exercício de cidadania, onde assegura a efetivação do direito à alimentação e dignidade.

COMO VAI FUNCIONAR

Com a distribuição do feijão para os produtores, eles farão o plantio e receberão acompanhamento periódico pela equipe técnica do IDR e do Departamento de Agricultura, com apoio de equipamentos e assistência a fim de garantir a eficácia do plantio.

O Departamento Social também oferecerá um apoio e incentivo às famílias para garantir o desenvolvimento do programa.

Os produtores, após fazer a colheita, deverão reinstituir o programa com a mesma quantia de feijão que receberam em kilos para que mais famílias possam participar, e o excedente poderão vender e/ou alimentar suas famílias.

Este é o primeiro programa deste projeto ambicioso, sendo um “piloto” e a depender do sucesso o projeto será ampliado pro milho, e pra outros tipos de sementes e buscará abranger mais produtores.

A diretora do Departamento Social, Xênia Quiqueto, fala sobre a felicidade de realizar essa entrega aos produtores, “foi difícil conseguir todos os produtores aqui presentes, fomos atrás de vários e vários, mas alguns não queriam pois não tinham disponibilidade de terra ou não tinham interesse. E conseguir fazer essa entrega é uma conquista muito grande para todos nós”.