Saúde - Terça-feira, 04 de Maio de 2021

Mais 157 pessoas estão completamente imunizadas em Siqueira Campos.

Agora mais de 1.850 pessoas no município já receberam as 2 doses contra o Coronavírus. Além destas pessoas, outras...

Mais 157 pessoas estão completamente imunizadas em Siqueira Campos.

Mais 157 pessoas estão completamente imunizadas em Siqueira Campos, e agora mais de 1.850 pessoas no município já receberam as 2 doses contra o Coronavírus. Além destas pessoas, outras 29, com idade entre 62 e 79, receberam a primeira dose contra o vírus.

A Secretaria Municipal de Saúde, diz que a meta para o mês de maio é realizar a primeira dose em todas as pessoas com 60 anos ou mais. É importante ressaltar que, conforme diminui a faixa etária, aumenta o número de pessoas da mesma, ficando mais complexo e difícil para as atuais aplicadoras capacitadas da vacina. Essas, que já trabalham arduamente na campanha (cerca de 11 a 14 horas por dia) para vacinar o número máximo de pessoas.

Créditos na imagem.

Outro grande fator que pode causar problemas na vacinação é a distribuição das vacinas. Esse fator em específico não depende da Secretaria Municipal de Saúde, mas sim da Secretaria Estadual do Paraná que distribui as regionais de saúde, no nosso caso em Jacarezinho - PR, e consequentemente, a regional de Jacarezinho define quantas doses e redistribui aos municípios. Nesta segunda-feira (3) a SESA anunciou que recebeu 406.100 doses, que segundo a Agência Estadual de Notícias, essas doses servirão para dar início à imunização contra a Covid-19 de pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, grávidas e puérperas. As pessoas com Síndrome de Down, com doença renal crônica, gestantes e puérperas serão vacinadas independentemente da idade, enquanto a vacinação daquelas com comorbidades ou deficiência permanente severa, nesse primeiro momento, alcançará apenas aqueles que têm entre 55 e 59 anos, depois de 50 a 54 anos, e assim por diante.

Paraná recebe 32.760 doses de vacinas da Pfizer | Foto: Justin Tallis/AFP

O Paraná recebeu também 32.760 doses da farmacêutica Pfizer, que foram enviadas nesta segunda-feira pelo Ministério da Saúde e ficarão em Curitiba, devido às suas especificidades técnicas e exigências de armazenamento, que demandam temperaturas muito baixas. A medida segue orientação da Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.
A Secretaria de Estado da Saúde disponibilizou o pátio do Cemepar (onde as vacinas serão recebidas, armazenadas e em seguida distribuídas) para que a Prefeitura de Curitiba possa realizar a vacinação. O Estado conta com nove freezers para armazenamento do imunizante. Sete são de ultrabaixa temperatura (-80ºC) e dois são de temperatura de -20ºC. A definição final do local onde ocorrerá a imunização será do ente municipal.​