Saúde Municipal adota isolamento de 7 dias para pacientes assintomáticos.

Saúde - Sexta-feira, 14 de Janeiro de 2022


Saúde Municipal adota isolamento de 7 dias para pacientes assintomáticos.

Divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA) nesta quarta-feira (12) as novas orientações para isolamentos em casos de COVID-19 serão adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde.

Apesar da redução no isolamento, as medidas de prevenção contra a disseminação do vírus ainda estão mantidas. Entre as principais orientações estão o uso correto de máscara, distanciamento social, manter ambientes ventilados com livre circulação de ar, higienização das mãos e evitar contato próximo com pessoas que apresentem sintomas respiratórios. A vacina também é essencial para evitar a proliferação de casos graves da doença.

 

PRAZOS DE ISOLAMENTO DE CASOS CONFIRMADOS DE COVID-19

Quadro 1: Prazos de isolamento para indivíduos confirmados com COVID-19.

SITUAÇÃO

TEMPO DE ISOLAMENTO

Casos assintomáticos  confirmados por exame de RT-PCR ou teste rápido para detecção de antígeno positivo. 07 DIAS: a partir da data de coleta do exame, podendo sair do isolamento após esse prazo se permanecer assintomático, mantendo cuidados adicionais* até o 10º dia.
Casos leves, ou seja, que não necessitam de internação hospitalar. 10 DIAS: a partir do início dos sintomas, podendo sair do isolamento após esse prazo se estiver afebril, com redução dos sintomas respiratórios e sem uso de medicamentos antitérmicos há pelo menos 24 horas.
Casos moderados a graves que necessitam de hospitalização. 20 DIAS: a contar da data de início dos sintomas, podendo sair do isolamento se estiver afebril, com redução dos sintomas respiratórios e sem uso de medicamentos antitérmicos há pelo menos 24 horas.

 

Quadro 2: Orientação para contatos de casos confirmados com COVID-19.

SITUAÇÃO 

TEMPO DE ISOLAMENTO 

Contato Próximo**

Manter quarentena de 05 dias, contados a partir do último dia de contato com o caso confirmado, e testar ao 5º dia:

  1. Se resultado negativo: sair da quarentena, mantendo cuidados adicionais* até o 10º dia.
  2. Se resultado positivo: permanecer em isolamento seguindo as recomendações do Quadro 1.

Caso haja aparecimento de sintomas antes do 5º dia, fazer a testagem, seguir para isolamento e seguir as orientações do Quadro 1.


 

*Os cuidados adicionais a serem adotados até completar o 10º dia são:

  • Manter o uso da máscara bem ajustada ao rosto mesmo quando estiver em casa.
  • Evitar contato com pessoas imunocomprometidas ou com fatores de risco para agravamento da COVID-19.
  • Evitar qualquer tipo de aglomeração.
  • Não frequentar locais onde não possa usar máscara durante todo o tempo, como restaurantes e bares, e evitar se alimentar próximo a outras pessoas, tanto em casa como no trabalho.

 

** Contato próximo:

- Pessoa que esteve a menos de um metro de distância, por um período mínimo de 15 minutos com um caso suspeito ou confirmado sem ambos utilizarem máscara facial ou utilizando máscara de forma incorreta (sem cobertura completa do nariz, boca e queixo, ou utilizando máscara sem vedação das bordas laterais, ou máscara constituída por camada única, ou utilizando apenas protetor facial do tipo face shield);

  • Pessoa que teve um contato físico direto (por exemplo, abraços, beijo e outros) com um caso confirmado;
  • Profissional de saúde que prestou assistência em saúde ao caso de COVID-19 sem utilizar equipamentos de proteção individual, conforme preconizado, ou com EPI danificados;
  • Seja contato domiciliar ou residente na mesma casa/ambiente (dormitórios, creche, alojamento, entre outros) de um caso confirmado.

 

Assintomáticos:

 

Sintomáticos (casos leves):

 

Governo Municipal


Siqueira Campos